top of page

Atualização Adobe Lightroom (Fev. 2019)

Atualizado: 29 de jan. de 2021


A Adobe lançou essa semana atualizações para o Lightroom Classic CC, Lightroom CC e os aplicativos para Android e iOS. Contudo, nós focaremos aqui apenas nas novidades referentes aos dois aplicativos para desktop.


print screen mostrando a nova versão do Lightroom Classic CC

Lightroom Classic CC

O Lightroom Classic CC trouxe como novidade o recurso Aprimorar Detalhes (Enhance Details). Essa ferramenta tem como finalidade melhorar o processo de demosaicing, trazendo à tona os pequenos detalhes de uma fotografia que antes não estavam evidentes. Mas o que é esse demosaicing?


Todas as câmeras "enxergam" apenas em P&B. Para gerar as cores, é necessário colocar um filtro colorido no sensor. Esse filtro é composto pelas três cores primárias (Red, Green, Blue) dispostas em um padrão específico, que pode ser o padrão Bayer ou o padrão X-Trans, da Fuji. Demosaicing é o processo de interpretação dos dados presentes no arquivo RAW de sua câmera que visa a gerar uma imagem colorida a partir das amostras incompletas de cor fornecidas por aquele filtro.


Agora, continuando a falar sobre o recurso Aprimorar Detalhes, é preciso enfatizar que esse aprimoramento dos detalhes será maior ou menor a depender do conteúdo da foto, e a depender principalmente do tipo de filtro de cor usado no sensor da câmera: Bayer (usado em quase todas as câmeras) ou X-Trans (usado em quase todas as câmeras Fuji). Câmeras Fuji, até agora, são as que mais possuem potencial de melhorias nas imagens, devido ao fato de que o demosaicing de arquivos RAW Fuji era deficiente no Lightroom. Podemos ver um exemplo disso na animação abaixo, baseada numa foto feita com sensor X-Trans.


gif mostrando a mesma foto sem e com o uso da função aprimorar detalhes do Adobe Lightroom
Resultado obtido em uma foto feita com um sensor X-Trans. Note as lâmpadas dos postes e o semáforo. Note também como as cores da imagem também ganharam uma melhoria.

Câmeras cujos sensores apresentam filtro de cor Bayer também podem se beneficiar, mas os resultados não são tão impactantes quanto os vistos em arquivos RAW da Fuji, visto que o Lightroom já faz um bom trabalho de interpretação de arquivos RAW provenientes de sensores com Bayer. As melhorias, nesse caso, são muito mais sutis, como podemos ver na imagem abaixo. Note como as linhas diagonais das janelas do barco tiveram o serrilhado eliminado, mas sem perda de nitidez.


print screen mostrando a mesma foto com e sem a função aprimorar detalhes do Lightroom Classic CC
Resultado sutil em uma foto baseada num sensor Bayer (Nikon D7100)

Lightroom CC

O Lightroom CC, por sua vez, recebeu muito mais novidades, o que é compreensível, já que o programa ainda é bastante novo, encontrando-se na sua versão 2.2, atualmente. A Adobe adicionou ao Lightroom CC as ferramentas de mesclar para HDR, Panorama e Panorama HDR, além de indicadores de estouro no histograma e a ferramenta de ajuste por alvo (ou TAT em inglês). Todas essas ferramentas já são velhas conhecidas de quem usa o Lightroom Classic CC.


print screen mostrando tela inicial do Lightroom CC e sua lista de novidades

A ferramenta de geração de HDR funciona a partir de duas ou mais fotos feitas na câmera com exposições diferentes. Já a criação de panoramas necessita de uma sequência de imagens, que serão mescladas pelo Lightroom CC de modo a gerar o panorama inicialmente desejado. O panorama HDR seria uma junção dos dois, ou seja, para cada quadro da sequência que fará parte do panorama, são feitas duas ou mais exposições diferentes.


Se você quiser saber mais sobre as atualizações de Fevereiro de 2019 para Lightroom Classic CC e Lightroom CC, clique nos links abaixo:

194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page