top of page

A Importância dos Arquivos XMP no Lightroom

Atualizado: 29 de jan. de 2021


Usar arquivos XMP é outra forma de resguardar seu trabalho de edição.

E aí, você já marcou essa caixinha nas configurações do seu catálogo? Se ainda não marcou, aconselho fortemente que o faça agora. Isso pode lhe salvar um dia inteiro de trabalho ou mais.


O que é esse arquivo XMP? É um arquivo pequenino (12 KB) que possui o mesmo nome do arquivo RAW original e cuja função é guardar dentro dele várias informações relativas às fotos como palavra-chave, classificação com estrelas, os ajustes de edição que você fez na foto etc.


E por que você iria querer esse arquivo se o catálogo já guarda essas informações? Simplesmente porque se o catálogo for apagado ou corrompido, você terá seu trabalho de edição preservado no XMP. "Mas e o backup do catálogo?", você pode dizer. Ele serve pra isso também, mas apenas se ele for tão recente quanto seu último trabalho. Se você fez backup 15 dias atrás e passou os últimos 5 dias editando fotos, e teve problemas com o catálogo, o backup de 15 dias atrás não vai lhe ajudar. Usando arquivos XMP, por outro lado, é como se o backup do catálogo (no que diz respeito à edição) estivesse sendo feito constantemente.



Então, corra e marque essa caixinha agora! Marcando-a, você tem a segurança de praticamente nunca perder suas edições, não importa o quão recentes elas sejam, pois o arquivo XMP vai sendo atualizado à medida que você vai trabalhando.

365 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page