Configurando as Preferências de Edição Externa do Lightroom

Atualizado: 29 de Jan de 2021

Esta é uma dica básica para quem usa os plugins da Google Nik Collection no Lightroom.


Um dia eu notei que, ao enviar minhas fotos para edição em um dos plugins, o espaço de cor sugerido pelas configurações era sempre sRGB. Como sabemos, esse espaço de cor não serve para ser utilizado na edição. Eu até poderia mudar o espaço de cor para ProPhoto RGB, mas ao abrir outra foto para edição, as configurações voltavam para sRGB novamente. Isso travava um pouco o fluxo de trabalho, pois toda vez eu tinha que mudar para ProPhoto RGB.


Eis que olhando com calma e explorando as preferências, eu vi que era possível atualizar as configurações padrão do plugin para ficar como eu quisesse (assim como fazemos com presets de todos os tipos).


Esta é a configuração padrão para este plugin (Sharpener Pro 3...), mas também se aplica aos outros da suíte Nik Collection. Como usar sRGB para edição é extremamente não recomendável, vamos mudar para ProPhoto RGB. Essas mudanças são feitas na janela de Preferências do Lightroom. Para abri-la, vá ao menu "Editar" e depois "Preferências". Escolha a aba "Edição externa". Estaremos modificando as configurações do "Editor externo adicional".


Configurações padrão dos plugins.

Para mudar, clique onde diz "sRGB". Como pode ser visto na imagem abaixo, um menu com outros espaços de cores será exibido. Escolha a opção "ProPhoto RGB".



Agora é só ir onde diz "Predefinição", clicar para abrir o menu, e escolher a opção "Atualizar predefinição...".



Assim, da próxima vez que for usar qualquer um dos plugins eles já estarão usando o maior espaço de cor possível (ProPhoto RGB) por padrão, e você poderá apenas clicar em "Editar" sem precisar verificar as configurações do arquivo TIFF a ser gerado.




116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo